Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação
está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se
descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver
potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que
adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem
novos conhecimentos. Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e
capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um
mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem. Sendo a leitura
uma “janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de
incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda a sua
diversidade. Ler, entender, opinar, compartilhar é ações que formam alunos
pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica
respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo
observar valores, socializar e transferir novos saberes. Ler, também, por
prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o
outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que
nos fala Rubem Alves. Considerando a força transformadora que a leitura possui,
iniciamos o projeto Lendo no Recreio, em todos os seus segmentos, da Educação
Infantil ao Ensino Médio, com objetivos e estratégias que envolverão pais,
alunos, funcionários e comunidades vizinhas.
OBS: O projeto na integra esta no site da escola no link abaixo:
https://sites.google.com/site/escola13eldoradoms/banco-de-projetos/-projeto-lendo-no-recreio
Nenhum comentário:
Postar um comentário