“Se você não resgata o professor, não resgata a escola. Se o professor não é incluído, como ele pode ajudar a promover a inclusão? Temos que fazer do magistério uma profissão valorizada, porque é a profissão mais importante dessa sociedade do conhecimento, onde a aprendizagem é crucial. O professor é o profissional estratégico, ele é o profissional dos profissionais, é nele que começa a seriedade e a dignidade do país”.
(Pedro Demo, Jornal do Brasil, 08/10/00)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Oficina: "MATIFIC - Aprendendo Matemática de forma lúdica e divertida com a utilização da Plataforma de Aprendizagem"

Relato de apresentação do site MATIFIC:

            Aos seis dias do mês de Agosto de 2015, na Escola Estadual 13 de Maio, cidade de Eldorado – MS, foi feita a dispensa da 4ª. e 5ª. aula no período Matutino e Vespertino, para que pudesse ser feito o repasse da Oficina: "MATIFIC - Aprendendo Matemática de forma lúdica e divertida com a utilização da Plataforma de Aprendizagem", em cumprimento da solicitação feita pela Multiplicadora Cleusa Santurri do NTE de Naviraí – MS.
            O diretor Valdecir Roberto Santussi, deu início aos trabalhos salientando a qualidade do site que seria apresentado e a importância de se trabalhar a Matemática de forma prazerosa nas escolas.
            A PROGETEC Simone Alves Lopes, apresentou a plataforma MATIFIC, aos professores, distribuindo a senha que os mesmos iriam usar e a senha de seus alunos.
O site teve uma grande receptividade por parte de todos os professores e ouvimos vários elogios das atividades apresentadas e utilizadas por eles naquele momento. Até o presente momento não tivemos nenhuma reclamação ou insatisfação estamos recebendo elogios, pedido de esclarecimentos e dúvidas.
As coordenadoras Gisele Gastardelli Gusman e Márcia Rosemeire Miliorini da Silva, reforçou uma grande parceria junto a PROGETEC, em estar devolvendo os planos caso os professores não utilizem a plataforma, como por exemplo o que houve no uso de outras plataformas já apresentadas e utilizadas pela escola que, alguns professores de primeiro momento concordavam, achavam muito interessante e logo caia no esquecimento e não utilizam com seus alunos.
Aos dez dias do mês de Agosto de 2015, foi feita a primeira experiência de utilização da plataforma Matific, com a Professora Fernanda Kleszcz, do 5º. Ano “A”, com apoio da PROGETEC Simone Alves Lopes. A professora ficou maravilhada com as atividades de “Frações” utilizadas pelos alunos, os alunos acompanharam e desenvolveram as atividades com grande empenho e satisfação pois é um site muito interativo e colorido que chama ainda mais a atenção dos estudantes.
Sem mais para relatar espero continuar tendo várias outras experiências satisfatória no desenvolvimento das atividades utilizando o site MATIFIC.

Eldorado – MS, 10 de Agosto de 2015.

Simone Alves Lopes

                                                                                                          PROGETEC