“Se você não resgata o professor, não resgata a escola. Se o professor não é incluído, como ele pode ajudar a promover a inclusão? Temos que fazer do magistério uma profissão valorizada, porque é a profissão mais importante dessa sociedade do conhecimento, onde a aprendizagem é crucial. O professor é o profissional estratégico, ele é o profissional dos profissionais, é nele que começa a seriedade e a dignidade do país”.
(Pedro Demo, Jornal do Brasil, 08/10/00)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia 13 de Maio - Dia da Abolição da Escravatura



ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


Liberdade para todos os povos!

No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).
A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!

FONTE: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/13-maio-dia-da-abolicao-da-escravatura.html

Dia 13 de Maio - Dia da Mães - Feliz Dia das Mães




Recados para Orkut

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.

História do Dia das Mães
Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Projeto Lendo no Recreio



Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem novos conhecimentos. Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem. Sendo a leitura uma “janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda a sua diversidade. Ler, entender, opinar, compartilhar é ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes. Ler, também, por prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que nos fala Rubem Alves. Considerando a força transformadora que a leitura possui, iniciamos o projeto Lendo no Recreio, em todos os seus segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com objetivos e estratégias que envolverão pais, alunos, funcionários e comunidades vizinhas.


OBS: O projeto na integra esta no site da escola no link abaixo:
https://sites.google.com/site/escola13eldoradoms/banco-de-projetos/-projeto-lendo-no-recreio

PROJETO: CRIAÇÃO DE BLOGS - “BLOG: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM EM REDE”


A Construção de Blogs é uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem para todas as disciplinas. Pela criação de blogs os alunos podem pesquisar analisar, refletir, interagir e encontrar soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão se apropriando das tecnologias digitais disponíveis. O trabalho é cooperativo e colaborativo, formando assim uma rede de novos conhecimentos. Os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os projetos de estudo e também para divulgar conteúdos como relatos, textos, links, fotos, gravuras... Construir um blog desenvolve no aluno o hábito de registrar e divulgar seus estudos. É ótima maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. O blog acaba sendo “a cara do aluno”. O uso da ferramenta, por fim, abre novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, aluno e o mundo, incentivando a interação e a interatividade.


OBS: O projeto na integra esta no site da escola no link abaixo:
https://sites.google.com/site/escola13eldoradoms/banco-de-projetos/projeto-criacao-de-blogs---blog-diario-de-aprendizagem-em-rede

Tosco em Ação: prevenindo a violência na EE 13 de Maio



Os problemas mais frequentes em nossas salas de aula estão relacionados com a indisciplina, desmotivação e a evasão escolar tornando-se desafios a serem enfrentados pelos professores e a equipe pedagógica da instituição escolar. Perante estes problemas, o professor se torna refém de sua prática em sala de aula, não conseguindo lidar com tantos conflitos entre professor e aluno, tendo que refletir sobre seu trabalho docente.   O mais importante entre todos esses conflitos, está o aluno, que precisa de diferentes olhares ao seu aprendizado, percebendo a motivação, principalmente do professor que é parte integrante de seu desenvolvimento, levando-o a se sentir confiante.

Projeto: Violência na Escola? A paz é melhor!

PROJETO: VIOLÊNCIA NA ESCOLA? A PAZ É MELHOR!



ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO:
Roberto C. dos Santos (Coord. De Área de L. Portuguesa do Programa Além das Palavras)
Gederson Rodrigo Anselmi (Coord. De Área de Matemática do Programa Além das Palavras)
Eleir Roberto Rozatti (Professor de L. Portuguesa)
Marlene Farias (Professor de L. Portuguesa)
Carla Graciela dos Santos (Professora de Matemática)
Leandro Elói Becker (Professor de Matemática)
Eder Jofre A. Dias (Professor de Matemática)


Este trabalho se justifica pela urgente necessidade de se fazer uma reflexão no ambiente escolar acerca da violência que cada vez mais se faz presente no interior das escolas. Estas atitudes se dão tanto de forma física, psíquica e moral, deixando a pessoa que passa por tal constrangimento acuado porque muitas vezes é difícil revidar porque o intimidador é mais forte e nunca está sozinho, então a única alternativa é ir remoendo, suportando os palavrões, chutes, xingamentos, e todo o tipo de constrangimentos que acabam ocorrendo no meio das crianças e jovens. Para evitar ou pelo menos apaziguar a situação este projeto se propõe a fazer com que os atores do ambiente escolar reflitam sobre o que acontece no mundo, em seu país, em seu estado e, por fim em seu município, mais propriamente na Escola Estadual 13 de Maio.

Antigo / Novo

Antigo / Novo

Profª.: Rosane
Ano: 2°. Ano "A"


            Com o objetivo de estabelecer comparações entre o antigo e o novo foi reunido na sala de aula do 1°. Ano "A" da Professora Rosane, objetos para observação.
            Os alunos após a observação escolheram alguns para registar em foema de ilustração.




















terça-feira, 1 de maio de 2012

Maio



Dia 1°. de Maio - Dia da Trabalho





Recados para Orkut
 

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.