“Se você não resgata o professor, não resgata a escola. Se o professor não é incluído, como ele pode ajudar a promover a inclusão? Temos que fazer do magistério uma profissão valorizada, porque é a profissão mais importante dessa sociedade do conhecimento, onde a aprendizagem é crucial. O professor é o profissional estratégico, ele é o profissional dos profissionais, é nele que começa a seriedade e a dignidade do país”.
(Pedro Demo, Jornal do Brasil, 08/10/00)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia 28 de Abril - Dia da Educação



recados para orkut
Como adquirimos todos os conhecimentos que temos? A maior parte do conhecimento humano se dá através do processo de educação.

Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.

Na escola encontramos nossos amigos queridos com quem brincamos, conversamos e trocamos confidências. Nossos professores nos esperam todos os dias prontos para passarem um novo assunto. Além de transmitirem seus conhecimentos, nossos mestres também estão sempre prontos a nos aconselharem quando é necessário.

No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.

Há também a figura dos pais, pois são eles que complementam a educação das crianças, ensinando-as o que é certo, como devem se comportar e a respeitar o próximo.
O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.

sábado, 21 de abril de 2012

Dia 21 de Abril - Dia de Tiradentes


Recados

Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.

Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.

Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.

Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes.


terça-feira, 17 de abril de 2012

COMEMORANDO O DIA INTERNACIONAL DA MULHER


ESCOLA ESTADUAL 13 DE MAIO


Projeto Educacional

Tema: COMEMORANDO O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Série: Todas as turmas do período noturno

Data da Execução: 08/03/2012

Duração Prevista: 3 aulas com duração de 50 min. cada

INTRODUÇÃO
O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. É um dia em que as mulheres são reconhecidas por suas conquistas sem levar em conta as diferenças, quer nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
É uma ocasião para olhar para trás o passado de lutas e conquistas, e mais importante, para olhar em frente para o potencial inexplorado e oportunidades que aguardam as futuras gerações de mulheres.
Em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas começaram a celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Dois anos depois, em dezembro de 1977, a Assembleia Geral aprovou uma resolução proclamando um Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e a Paz Internacional a ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados-Membros, em conformidade com as suas tradições históricas e nacionais.
Ao aprovar a resolução, a Assembleia Geral reconheceu o papel das mulheres nos esforços de paz e desenvolvimento e pediu um fim à discriminação e um aumento do apoio à participação plena das mulheres e igualdade.

JUSTIFICATIVA
O presente projeto se justifica pelo fato de que muito pouco é conhecido sobre a história das mulheres e sua participação na História da Humanidade.
O dia 8 de março ao ser cooptado pelo comércio transformou-o numa data mística em que as mulheres são colocadas como objeto a receber presentes simplesmente por ser mulher esquecendo que sua transcendência no mundo se deve a fatos históricos marcados por lutas, resistências e participação efetiva na sociedade como um todo e não apenas no mundo privado.
Desmistificar o dia 8 de março é uma necessidade histórica, assim como o “ser homem e o ser mulher”, que são construções históricas e como tal sofre transformação em sua concepção para atender aos propósitos de um período histórico ou classe social, deixando como consequência muita violência e transtornos sociais.
Além de objetivo principal que fazer que as mulher se sinta valorizada e lembrada nesta data tão especial.
OBJETIVOS
·         Conscientizar o aluno sobre a importância da figura humana feminina.
·         Valorizar a atuação da mulher na sociedade moderna.
·         Refletir e conscientizar sobre a importância desta data.
·         Desmistificar o mito do feminino e masculino.
·         Constatar que 8 de março é uma data histórica importante para a classe trabalhadora, particularmente a mulher trabalhadora.
·         Entender que a distinção ideológica entre homens e mulher atende a interesses históricos, de grupos sociais e de classes sociais que tem objetivos claros e precisos.
·         Verificar que ao longo da história as mulheres tiveram papéis de suma importância no processo de preservação e proteção da humanidade.
·         Analisar os discursos sociais que definem e positivam homens e mulheres.
·         Introduzir o debate acerca de comportamentos atribuídos a homens e mulheres.
·         Identificar os valores, tabus e preconceitos com relação aos “papéis” de gênero, prevenindo o sexismo.

ÁREAS ENVOLVIDAS
Projeto interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas.

AÇÕES DESENVOLVIDAS
·         Pesquisa;
·         Poesias;
·         Cartazes;
·         Cartões;
·         Mural;
·         Músicas;
·         Vídeo;
·         Brincadeiras
·         Exposição de atividades no pátio da escola;

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
1°. - Preparar o pátio para recepcionar as mulheres e todos os envolvidos no projeto com vários materiais utilizados pela mamãe: cartazes, roupas femininas, sapatos, bolsas, maquiagem, vassoura, panelas, revistas, livros etc, além de bexigas e mural confeccionado previamente com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos.

2°. - Para dar início as atividades será ouvida a música “Mulheres, de Martino da Vila” enquanto os alunos se organizam no pátio e distribua os números as mulheres para que no final das atividades participe do sorteio de lembranças.

3°. - Ler a poesia abaixo para sensibilizar e refletir sobre o dia:

SER MULHER
Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,
É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto
Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.
 
Ah, as mulheres!
Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.
Mulheres cuidam de feridas e feridos
E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,
Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo
E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.                              (- Brunna Paese)


4°. Passar um vídeo: “Todas as Mulheres devem ser Únicas”.


5°. Palestra com a Drª. Soraya Knorst falando sobre: “Alimentação Saudável e cuidados com os alimentos”.

6°. Ao final da palestra a Drª. Soraya Knorts será presenteada com uma lembrança, como um ato de agradecimento pela brilhante palestra dada aos nossos alunos durante a entrega será passado o vídeo “Feliz Dia Internacional da Mulher”.

7°. Dar início a roda de conversa o professor apresentador das atividades a serem desenvolvidas motivará os alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.

Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles.

Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc.

Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.


Em seguida, dar início aos jogos de descontração:
8°. Jogo de mímica: Solicitar 2 duplas (uma feminina e uma masculina) e dizer qual mimica um deve fazer ao outro para que adivinhe qual atividades do lar a mãe está desempenhando tais como:

·         Lavar roupa;

·         Lavar louça;

·         Passar roupa;

·         Varrer a casa;

·         Limpar casa;

·         Cozinhar;

·         Cuidar do Bebê;

9°. Descubra que filme é: Solicitar 2 duplas (uma feminina e uma masculina) e dizer o nome do filme para que um faça a mimica para o outro adivinhar que filme é, relacionado com a figura feminina, tais como:

·         Perfume de Mulher;

·         Mulher Invisível;

·         Mulher Maravilha;

·         Mulher Gato;

10°. Dar início ao sorteio das lembranças doadas pela direção e professores.

11°. Passa um vídeo para finalizar as atividades “Parabéns Mulher”.

12°. Agradecimentos e encerramento das atividades do projeto.


MATERIAIS NECESSÁRIOS
·         Computador;

·         Data show;

·         Caixa amplificadora de som;

·         Microfone;

·         Internet;

·         Vídeos;

·         Maquina fotográfica;


RESULTADOS ESPERADOS
·         Desvelar e explicitar as discriminações e preconceitos associados ao gênero;

·         Questionar alguns mitos associados ao gênero na escola;

·         Desenvolver o respeito pela diferença;

·         Questionar a rigidez e fixidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres;

·         Identificar elementos teóricos que comprovam que as relações de gênero são históricas e socialmente construídas;

·         Buscar uma maior equidade nas relações de gênero;

·         Reconhecer a igualdade de direitos, oportunidades e acesso a bens entre homens e mulheres;

·         Combater os estereótipos associados aos tipos de comportamento tido como masculino e feminino.

PROFESSORES COORDENADORES

         - Marlene Faria – (Língua Portuguesa)

         - Simone Alves Lopes – (Professora Gerenciadora – STE)

PROFESSORES COLABORADORES

            - Nalcílio Felício Farias – (Artes)

            - Roberto Carlos dos Santos – (Coordenador de Área – Língua Portuguesa)

PARTICIPANTES

            Direção, Coordenação, Professores e Alunos.